Os erros mais comuns na lavagem do carro e como evitá-los
Dicas de lavagem do carro. | postado em 15/03/2023
Com a correria do dia a dia, muitas vezes optamos por lavar o carro em casa para economizar tempo e dinheiro. Porém, é preciso ter cuidado na hora da lavagem, pois erros comuns podem danificar a pintura do veículo e comprometer sua durabilidade. Neste post, vamos mostrar os erros mais comuns na lavagem do carro e como evitá-los.
1- Usar produtos inadequados
Um dos erros mais comuns na lavagem do carro é usar produtos inadequados. Muitas vezes, as pessoas usam sabão em pó, detergentede louça ou produtos de limpeza doméstica que podem danificar a pintura do carro. É importante utilizar produtos específicos para lavagem de carros, que possuam pH neutro e não contenham componentes que possam causar danos.
2- Não enxaguar corretamente
Outro erro comum é não enxaguar corretamente o carro após a lavagem. Deixar resíduos de sabão ou detergente na pintura pode causar manchas e danos permanentes. É fundamental enxaguar o carro com água em abundância, certificando-se de que não sobrou nenhum resíduo, lave o carro na sombra, e procure sempre utilizar shampoo neutro, o shampoo automotivo de boa qualidade costuma ter uma concentração muito superior ao detergente de cozinha, saindo muito mais em conta pois rende muito mais, tem uma lubrificação maior na superficie, espumação, evitando riscos.
3- Usar esponjas e panos sujos
Esponjas e panos sujos podem riscar a pintura do carro, deixando marcas permanentes. É importante utilizar esponjas e panos limpos e macios de preferencia de microfibra, que não causem danos à pintura. Além disso, é importante lavar esses materiais após o uso, para que estejam sempre limpos e prontos para a próxima lavagem, indicamos a limpeza com dois balde, primeiro balde com agua e shampoo automotivo, e um segundo balde apenas com agua. Assim ao fazer a esfregação no capô por exemplo, voce ira no balde apenas com agua e irar enxaguar o pano tirando o excesso de sujeira, apos isso molha o pano ou esponja no balde com shampoo novamente e repita o processo peça por peça.
4- Esfregar com força
Esfregar com força a pintura do carro pode causar riscos e danos permanentes. É importante lavar o carro com movimentos suaves e movimentos retos, horizontal e vertical, evitando movimentos circulares, sem pressionar demais a superfície. Além disso, é fundamental utilizar produtos específicos para remover sujeiras mais difíceis, como graxa e óleo, como um shampoo desengraxante evitando fazer muita força ja que o shampoo desengraxante ira ajudar na sujeira mais pesada.
5- Não secar corretamente
Não secar corretamente o carro após a lavagem pode deixar marcas de água na pintura, comprometendo o brilho e a aparência do veículo. É importante secar o carro com uma toalha macia e limpa, sem deixar nenhuma parte molhada. Pois a agua pode conter minerais, e com o sol a agua evapora e os minerais vão impregnando e marcando o verniz, causando as terriveis marcas de chuva acida. Entao lembre se de sempre secar o veiculo corretamente.
6 - Não utilize estopa ou pano de chão para secagem ou remoção da cera, esse tipo de material é muito agressivo e ira riscar o verniz, deixando ele com o tempo cada vez mais opaco, e tendo que futuramente fazer um polimento para correção desses defeitos arranhões.Sempre utilize um pano de microfibra para remoção de cera e outro para secagem do veiculo.